Como fazer o seu primeiro programa em Delphi 2.0 Um aplicativo para somar dois numeros reais com possibilidade de repetir o calculo. |
c:\alunos\seu_nome b) Crie um diretório Delphi para colocar seus programas nesta linguagem.
c:\alunos\seu_nome\Delphi
c) Crie um diretório cada vez que desenvolva um aplicativo Delphi.
c:\alunos\seu_nome\Delphi\ex01
b) Clique em Programas
c) Clique em Borland Delphi 2.0
d) Clique em Delphi 2.0
a janela Unit1.pas
Também abre o ambiente de trabalho que contém:
- barra de menus (File, Edit, Search, View, ..., Run, ...., etc.)
- barra de ferramentas (ícones para atalhos de operacoes comuns, como salvar, rodar,.. etc.)
- a paleta de componentes (bibliotecas de objetos: a paleta default é Standard).
- a janela Object Inspector
- A janela Form1 constitui o formulário. O formulário é o principal componente de uma aplicação em Delphi. Nele são inseridos todos os objetos a serem usados no programa.
Neste exemplo colocaremos no formulario os seguintes objetos:Caixas de entrada de dados (objeto edit) Legendas ou etiquetas (objeto label) Botões para realizar operações (objeto button) - A janela Unit1.pas é um Editor de Código. O Borland Delphi insere atomaticamente grande parte do codigo, em Linguagem Object Pascal, necessário à aplicação, como as declaraçoes das unidades (bibliotecas de procedimentos e funções), as variaveis relativas ao formulario e os objetos usados, os formatos dos procedimentos vinculados aos objetos para o programador inserir codigo, no momento adequado.
Durante a elaboração do aplicativo, o programador deverá incluir, no código desta janela, depois da palavra reservada var, as declaracoes das variaveis que usará no programa. E, dentro dos procedimentos de cada botão, os comandos em Pascal necessários para cumprir com o objetivo desse objeto. - A janela Object Inspector mostra e permite alterar os atributos dos objetos. O inspector de objetos, por default, mostra os atributos do formulario padrão (Form1). Assim que formos incluindo objetos, ele irá mostrando os atributos de cada um deles (quando ativados pelo mouse).
Exemplos de atributos de objetos, que mudaremos no nosso primeiro programa:
Caption: título do objeto
Name: identifica ao objeto para fins de programação
Text: conteúdo da caixa de texto.
a) Precisamos de alguns objetos existentes na paleta de componentes Standard:
3 caixas de entrada ou saída de dados (CaixaUm, CaixaDois, CaixaSoma).
3 botões para Calcular, Limpar, Sair (BtnCalcula, BtnLimpar, BtnSair).
As operações vinculadas aos botões serão ativadas por eventos realizados pelo usuario, por exemplo: clicar botão.
b) Vamos inserir os 9 objetos:
- Clique no ícone do objeto e marque um espaço dentro do formulário usando o mouse para inserir o objeto.
(objeto label) | (objeto edit) | (objeto button) |
c) A tarefa seguinte consiste em modificar os atributos dos objetos inseridos
Primeiro clicamos no objeto e depois mudaremos os atributos no inspector de objetos.
Nas etiquetas:
A propriedade CAPTION de cada conterá a frase explicativa correspondente.
Primeiro Numero |
Segundo Numero |
Soma |
Nas caixas mudaremos as propriedades NAME e TEXT.
No atributo NAME ou nome do objeto (referência nos cálculos) colocaremos:
CaixaUm |
CaixaDois |
CaixaSoma |
Edit1 |
Edit2 |
Edit3 |
Read only | True |
Nos botoes:
A propriedade CAPTION de cada botão conterá a frase explicativa correspondente.
Calcula |
Limpa |
Sair |
A propriedade NAME de cada botão conterá a frase explicativa correspondente.
BtnCalcula |
BtnLimpa |
BtnSair |
d) Nos botões colocaremos os comandos do programa.
Para inserir comandos em um botão clicamos nele, rapidamente, duas vezes com o mouse. Essa operação faz com que se abra a janela de codigo fonte (Unit1.pas) e mostre a area de codigo do objeto. Depois disso digitamos os comandos adequados.
Botão Calcular
NumDois:=StrToFloat(CaixaDois.Text);
Soma:= NumUm + NumDois;
CaixaSoma.Text:= FloatToStr(Soma);
Comentários:
As caixa de texto usadas para entrada de dados pelo usuario irão gerar textos que devemos converter em números, para isso usaremos a função string-to-float StrToFloat( );
Dentro dos parenteses colocamos o texto que desejamos converter, por exemplo: (CaixaUm.Text
Depois de termos os dois textos convertidos em numeros podemos somá-los.
Soma:= NumUm + NumDois;
Finalmente o resultado deverá ser convertido em texto antes de coloca-lo na caixa de resultado (CaixaSoma), usando a função float-to-string FloatToStr( );. Dentro do parentese da função colocamos o número que será convertodo em texto (Soma).
Variáveis:
No código do botão Calcula convertemos o texto que entra nas caixas para números. Esses numeros são atribuídos a variáveis de tipo real, no caso: NumUm, NumDois.
Depois é feita a soma e o valor atribuido a outra variavel real: Soma.
Devemos então declarar essas variáveis no lugar adequado: depois de var e antes de implementation
var Form1: TForm1; NumUm, NumDois, Soma: real; implementation {$R *.DFM} |
Botão Limpar:
CaixaDois.Text:= ' ';
CaixaSoma.Text:= ' ';
CaixaUm.Setfocus;
Ao ser acionado o botão, as caixas de texto recebem texto nulo ou ' '.
O atributo SetFocus da CaixaUm é ativado para colocar o cursor piscando dentro dessa caixa, indicando que deve ser colocado um número pelo usuário.
Botão Sair:
Ao ser acionado o botão o comando close fecha o formulario.
Em vez desse comando poderia usar-se Application.Terminate, que da fim ao programa inteiro.
e) Finalmente colocaremos o nome ou título do formulário:
Clica na tela do formulário, va para o inspector de objetos, procura CAPTION e escreve:
Soma de 2 numeros reais |
Color | clBtnFace |
Color | clWhite |
5- O programa fico pronto, vamos salva-lo. Faça isto lentamente com muito cuidado!
Primeiro teremos a possibilidade de gravar o formulário Unit1.pas
Mude e coloque
frmSoma2r.pas |
Depois teremos a possibilidade de gravar o projeto Project1.dpr
Mude e coloque
Soma2r.dpr |
Estes dois são os arquivos principais, porém tem outros que serão gravados automaticamente,
com as extensões: .frm, .dcu, .exe, ~pa, ~dp, etc.
O arquivo exe é o executável (arquivo compilado autonômo).
Você poderá rodar o programa clicando nele duas vezes, estando em Windows Explorer .
Cada vez que você pede para rodar o programa, estando no editor do Delphi, ele é atualizado.
- Podemos rodar o programa usando a tecla F9 ou, no menu, Run.
- Ou este icone da barra de ferramentas.
- Para interromper um programa você deve de apertar Ctrl+F2, ou Menu-Run-Reset
Código gerado automaticamente, sem intervenção do programador
unit frmSoma2r; |
Código gerado automaticamente que requer complementação do programador
var |
Download do arquivo executável: Soma2r.exe
Abertura de arquivos com código fonte:
Soma2r.dpr
frmSoma2r.pas
Página feita em 14 de agosto de 1999. Comentários e sugestões enviar para:
fabio.souza@ic.unicamp.br
mara@ceres.fea.unicamp.br
ortega@fea.unicamp.br
Homepage da disciplina Informatica Aplicada à Engenharia de Alimentos
URL http://www.unicamp.br/fea/ortega/info/curso/welcome.htm